O poder do Design Thinking - Inovação centrada no usuário

 


Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação, que integra as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e as exigências para o sucesso dos negócios. 

Em vez de focar apenas em soluções tradicionais ou técnicas, o Design Thinking busca entender profundamente o problema ou desafio através da empatia com o usuário final, para depois criar soluções que sejam eficazes, viáveis e desejáveis.

O objetivo do Design Thinking é usar a inovação para preencher as necessidades das pessoas usando as possibilidades da tecnologia e as exigências para o sucesso do problema. Ao invés de apenas focar em soluções tradicionais ou muito técnicas, o Design Thinking busca entender o desafio através da empatia com o publico final, para depois criar soluções que sejam viáveis e desejáveis.

Eu sou formado em design e desde a primeira aula eu lembro o professor dizer: "Design é funcionalidade!". Ou ainda, "se o projeto funciona bem é porque teve design na idealização". Se uma cadeira é confortável é por que ela tem ergonomia, quero dizer, tem design.

Claro que o designer pode utilizar o artifício da arte para deixar essa cadeira mais atraente ao consumidor. Mas se a cadeira for apenas bela e provoca dores nas costas, ela definitivamente não tem design aplicado.

Voltamos ao tema, hoje em dia o Design Thinking é aplicado em qualquer questão, seja ela pessoal ou profissional. Havendo um problema, seja ele o desenvolvimento de um produto, serviços, inovação empresarial ou soluções sociais, há sempre a possibilidade de aplicar o Design Thinking.

Como Funciona o Design Thinking?

O processo de Design Thinking geralmente é dividido em cinco fases principais:

  1. Empatia: Nessa fase, o objetivo é entender as necessidades, desejos e comportamentos dos usuários. Isso pode ser feito através de entrevistas, observações e outras técnicas de pesquisa qualitativa.

  2. Definição do Problema: Após reunir insights durante a fase de empatia, o próximo passo é definir claramente o problema ou desafio que precisa ser resolvido. Essa fase é crucial para garantir que a equipe esteja focada no problema certo.

  3. Ideação: Aqui, a equipe cria uma ampla gama de ideias e soluções possíveis. A ideação encoraja a criatividade e a geração de soluções inovadoras, sem restrições iniciais quanto à viabilidade.

  4. Prototipação: As melhores ideias são selecionadas e transformadas em protótipos tangíveis. Esses protótipos são versões simples e testáveis das soluções propostas, permitindo a exploração de diferentes aspectos das ideias.

  5. Teste: Os protótipos são testados com os usuários finais para obter feedback. Com base nas respostas e interações dos usuários, as soluções podem ser refinadas, ajustadas ou até reformuladas, reiniciando o ciclo de Design Thinking conforme necessário.


Certamente o leitor já reparou que estou escrevendo em primeira pessoa, e assumo que foi proposital, foi tudo pensado enquanto eu tomava o meu café antes de escrever esse texto. Afinal eu tinha um objetivo em mente, portanto tentei aplicar as 5 fases do Design Thinking neste texto para alcançar o meu objetivo. Explico:

Tentei criar (Empatia) com você, leitor, ao escrever em primeira pessoa. Confessa que fica mais difícil pular um texto com alguém falando diretamente contigo.  E o meu desafio era prender a tua atenção num texto mais extenso e com nome em inglês e essa foi a fase da (Definição do problema). 

Sabemos que escrever um texto hoje em dia requer uma série de atributos e boas práticas para que os temíveis motores de busca do Google engrenem e o divulgue internet a fora - o famoso SEO. Portanto, escrever esse texto repleto de palavras chaves e parágrafos cortados, etc... foi a fase de (Ideação).

Usei imagens e infográficos para prender a sua atenção e ajudar na memorização do tema, eis a fase de (Prototipação). Passando para a próxima etapa, ou melhor, saber se eu realmente tive êxito em introduzir o conceito de Design Thinking é sinal que então passei na fase do (Teste).

Mas para mim, confesso que o objetivo final, ou seja, a fase da (Implementação) vai funcionar somente se você compartilhar esse texto e eu ganhar mais visibilidade! 💥😝

Aprenda muito mais sobre o Design Thinking aqui


Comentários

Postar um comentário